Como saber qual o tipo de cliente ideal para minha loja de flores?

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Como saber qual o tipo de cliente ideal para minha loja de flores?

Todo empreendedor quer aumentar seu lucro, vender mais e fidelizar a preferência da sua audiência, mas o que a maioria não sabe, é que para alcançar esse objetivo, o primeiro passo a ser feito é saber como agradar o consumidor.

 

Como é quase impossível saber agradar alguém sem antes conhecer, para ter sucesso nessa missão, é preciso identificar profundamente o que a persona espera do seu negócio e como conquistar sua atenção, para assim, conseguir elaborar estratégias eficientes que proporcionem o crescimento do seu empreendimento, sem precisar “atirar para todos os lados” e gerar grandes prejuízos. 

 

Ao conhecer e saber exatamente com quem você está falando fica muito mais fácil alinhar as características da sua audiência e investir no que realmente trará grandes resultados. 

 

Um método que pode ajudar-te muito nessa jornada é a criação do ICP (Ideal Customer Profile) da sua empresa, que de tempos em tempos têm de avaliar e verificar se é preciso mudá-lo – de acordo com a situação do mercado.

 

Para criar o ICP você pode começar com a seleção de clientes antigos (que se alinham com sua opinião e entregam um bom retorno financeiro para sua empresa) e através dessa seleção começar a identificar os comportamentos e características que se encaixam no perfil do seu cliente ideal.  

 

Você deve buscar padrões, como a localização geográfica, gênero, faixa etária, características do perfil de consumo ou qualquer outro dado que te permita entender o universo da sua audiência e faça você criar ações mais segmentadas e focadas em atender as necessidades de cada cliente.

 

Perguntas como…

 

  • Qual o tipo de cliente que mais faço questão de estabelecer relacionamento e priorizar para atendimento ou entrega de produtos/estoque? 

 

  • Como esses clientes especiais utilizam a solução que ofereço? 

 

  • Por que eles compram de mim? 

 

  • Quais os clientes que compram com mais frequência?

 

  • Quais os que geram mais lucratividade e volume para minha empresa?

 

  • Qual a real necessidade e o que eles mais valorizam na minha empresa? 

 

  • Quais os canais que estes clientes utilizam para se comunicar e se informar? 

 

  • Quais clientes se alinham com minha opinião e com o retorno financeiro que desejo?

 

… Além de ajudar-te a entender os problemas, permite que você conquiste uma maior personalização e compreensão do universo do seu público, e consequentemente, crie ações mais focadas em atender as necessidades de cada um deles com um maior retorno sobre os investimentos.

 

Vale lembrar que quanto mais informação você coletar, mais forte será a segmentação da sua persona e mais assertivo e lucrativo serão suas abordagens. Esqueça de uma vez por todas essa história que você deve agradar o público como um todo!

 

O ideal a ser feito é focar a maior parte das suas ações nos clientes que já possui o perfil de cliente ideal, pois quanto maior o foco na resolução de um problema específico, mais fácil fica para você tornar-se autoridade no assunto e deixar seus clientes mais dispostos a pagar o preço que for para trabalhar com um especialista que possui todo o conhecimento suficiente para solucionar o problema dele. 

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