O que é ser florista?


O que é ser florista?

Ser florista é muito mais que um ofício, é um estilo de vida, pois os floristas têm a capacidade de tornar o mundo um lugar mais bonito e colorido com suas flores, buquês e arranjos florais.

Os floristas criam arranjos de flores com base em sua própria criatividade e conhecimento profundo de plantas e flores. Eles limpam, processam, cortam e arranjam flores (vivas ou secas) e outras plantas e acessórios, seja de acordo com desenhos estabelecidos ou seus próprios desenhos originais.

Um florista obviamente não é uma pessoa que vende flores. Um florista é uma pessoa que adora flores, sabe tudo sobre elas e sabe tirar o máximo proveito delas em todos os momentos. Ele conhece as flores da estação, os locais mais adequados para cada uma e transmite seu conhecimento através de suas criações.

O que é preciso para ser um florista profissional?

Para ser florista é preciso ter um conhecimento profundo do mundo das flores. Para isso, você pode fazer uma formação autodidata, ou optar por uma boa formação que lhe dê uma boa base para construir aquela que pode ser sua profissão no futuro.

Além da formação teórica, existem várias coisas que são necessárias para ser um bom florista. A primeira é, sem dúvida, a vocação, pois é preciso ser apaixonado por flores e pelo seu trabalho para fazê-lo muito bem. E a segunda é a capacidade de aprendizado constante, pois é uma profissão na qual você deve estar sempre disposto a continuar aprendendo. Ao entrar, você percebe que por mais que saiba, sempre há algo a aprender para fazer melhor o seu trabalho e oferecer melhores soluções florais aos seus clientes.

Abra sua mente, aprenda a admirar o trabalho dos outros e esteja disposto a aprender sempre com os melhores.

Que funções desempenha um florista?

As tarefas de um florista profissional com negócio próprio podem ser infinitas, mas a essência é sempre conhecer, cuidar e amar as flores e saber criar beleza através delas.

Os clientes confiam no conhecimento do florista, pelo que é fundamental que este tenha os conhecimentos necessários para aconselhar devidamente o cliente.

Perfil do florista profissional

Como já dissemos, um florista deve ser criativo, ter bom senso estético e ter paixão por design, plantas e flores.

Além disso, você deve ter:

  • Habilidades comunicativas
  • Capacidade de combinar cores e formas de forma estética e criativa
  • Destreza manual
  • Habilidade numérica
  • Interesse em design
  • Arrumação no trabalho
  • Atenção aos detalhes
  • Habilidades de organização, paciência e atendimento ao cliente.

Se a sua intenção é ser florista e adquirir todas as competências necessárias para realizar um trabalho de qualidade, sem dúvida temos uma formação ideal para você.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dezanove + dez =

×